quinta-feira, 28 de março de 2013

Afinal de contas, tatuagem é ou não é pecado?

Não vou falar dessa ou daquela religião, vou falar o mais tecnicamente quanto me for possível.

Antes de qualquer coisa vamos entender o que é pecado:

Conceito no Velho Testamento

No Velho Testamento podemos encontrar as seguintes palavras normalmente encontradas com o sentido de pecado:

hatah – significa basicamente errar, tornar-se culpado;

heth’ – erro, malogro;

awon – iniquidade;

pesha – transgressão, infração;


Nos profetas do Antigo Testamento, o pecado é muito mais que uma violação de regras, mas significa o rompimento de um relacionamento pessoal com Deus. Isso poder ser observado em Is.59.2:
Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Assim, no Velho Testamento é claro que pecado é visto como uma transgressão direta à Lei de Deus, evidenciado por um erro moral que torna culpado diante de Deus.

Conceito no Novo Testamento

No Novo Testamento podemos ressaltar as seguintes palavras:

hamartano: não acertar o alvo, atingir alvo errado;

hamartia: transgressão, pecado. Normalmente visto como atos específicos;

Especialmente na literatura paulina, o pecado é observado como uma força em si, que opera no homem e o mantém cativo. Por vezes o pecado é personificado, como em Rm.7.20:

Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Segue-se que no Novo Testamento podemos perceber que o pecado é não acertar o alvo correto. Ou seja, não é um ato passivo, mas uma intenção determinada em não se conformar com a Lei preestabelecida. Assim, após observar o uso das palavras, uma definição de pecado pode ser assim esboçada:

“Tudo aquilo que não redunda em, ou contribui para, a Glória de Deus. É um mal orientado contra Deus, que envolve ato, natureza e culpa[1]“. (cf. 1Jo.3.4)

A abrangência do conceito do pecado pode ser observada pelo texto de 1Co.10.31, que diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus“. O que se nota neste texto é que mesmo as atividades mais simples, como comer e beber, podem ser maculadas pela presença de motivos ou propósitos distintos ao padrão estabelecido no referido versículo. Ou seja, qualquer atividade que não tenha como motivo primeiro a Glória de Deus, É PECADO! Assim, o pecado pode ser observado como a incapacidade de viver em conformidade com o que Deus espera de nós.


Podemos dizer então que não há pecado sem agressão a Deus e a sua vontade expressa na lei divina. Para haver pecado o requisito objetivo é o ato (sentido amplo) ser contra um dos mandamentos, ou seja, ser uma agressão à Lei Divina. Se não há isso, não há pecado. Simples assim.

Tudo Bem, mas me disseram que na bíblia proíbe a tatuagem. Isso é verdade?

Quando alguém quer falar que tatuagem é pecado, normalmente cita o versículo 28 do capítulo 19 do 3º livro do Pentateuco, o “LEVÍTICO” (livro das leis da Tribo de LEVI).

Antes de falarmos do versículo em si, devo lembrar que ele é apenas UM dos 37 versículos do capítulo 19, capítulo este que trata sobre normas de conduta e purificação e entre elas este capítulo DETERMINA:

  • Respeitar pai e mãe e GARDAR os SÁBADOS;
  • Oferecer SACRIFÍCIOS a Deus;
  • Não comer e QUEIMAR carne que tiver 3 dias ou mais;
  • Não Furtar, mentir ou levantar falso testemunho;
  • Se fizer uma plantação deverá que DEIXAR uma parte sem colher e não deve colher o que estiver caído no chão;
  • Não jurar Por Deus;
  • Não roubar nem oprimir o próximo;
  • Pagar diaristas NO MESMO dia;
  • Não “ZUAR” cegos e surdos;
  • Não Julgar com injustiça;
  • Não RESPEITAR os pobres;
  • Não HONRAR os poderosos;
  • Não FOFOCAR e nem andar com fofoqueiros;
  • Não se vingar nem guardar mágoa;
  • Não MISTURAR animais no pasto;
  • Não PLANTAR sementes diferentes no mesmo campo;
  • Não USAR roupas feitas com DOIS ou MAIS tecidos DIFERENTES (Tá todo mundo pecando agora);
  • Não TRANSAR com a ESCRAVA dos outros;
  • Não fazer PREVISÕES e nem ADIVINHAÇÕES (nem ouvir ou procurar quem faça);
  • Não COMER nada com SANGUE (Ferrou o churrasco);
  • Não CORTAR o cabelo arredondado (não fala de mulher ou homem, simplesmente proibe);
  • Não CORTAR a BARBA (homens de cara limpa, VOCÊS ESTÃO PECANDO);
  • Não deixar a filha virar prostituta;
  • Honrar os idosos;
  • Não “ZUAR” os estrangeiros (acabou nossas piadas de argentino e português);
  • Não tentar tirar vantagem ao vender as coisas.

Como podemos ver este capítulo proíbe muita coisa, mas vamos ao bendito versículo 28, porém, seria interessante primeiramente abordarmos as diversas traduções e notas de rodapé para termos uma idéia melhor sobre o que de fato o texto diz.

Bíblia de Jerusalém


"Não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem...".

Comentário de rodapé: "Proíbem os ritos de luto, considerados como marcados pelo paganismo".

NVI (Nova versão internacional)
"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos...".

Comentário de rodapé: "Não devia haver nenhuma desfiguração do corpo - do tipo que os pagãos praticavam".

A Bíblia Ave Maria:
“Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor” (Grifo nosso)

Thompson
"Pelos mortos não fareis incisões no vosso corpo, nem fareis marca alguma sobre vós...".

JFDA - ed. Revista e Corrigida"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós...".

As palavras "marcas, incisões, etc", "Retobet" segundo o "Dicionário Internacional de Teologia do AT", pg.754, significa"marca na pele". Gleason Archer e Cia, dizem que talvez seja uma referência a tatuagens. Vou repetir, talvez seja uma referência a tatuagens, mas não necessariamente.

Já "qa´aqa`" (pg.1356) pode significar também incisão ou tatuagem. A Bíblia de Jerusalém e a NVI preferem "tatuagem" ao invés de marca. Já a Bíblia Thompson e a JFDA trazem incisão ou marca.

Lembrando que este texto trata de duas particularidades daquele contexto histórico/cultural.

1. Era um costume pagão se auto-fragelizar numa espécie de luto pelos mortos. Este costume existe até hoje em algumas culturas, especificamente entre os muçulmanos.

"Outra palavra que é geralmente traduzida como ´marca` ocorre apenas uma vez na Bíblia: qa´qa. Sua etimologia é obscura, mas em Lv 19:28 provavelmente se refere a tatuagens que, juntamente com os ferimentos propositais na carne (isto é, ´incisões`ou ´lacerações`), os israelitas foram proibidos de fazer. Tal proibição provavelmente salienta o fato que essas marcas tinham associações pagãs e mágicas".

Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia - Edição em 1 Volume"; ed. Vida Nova; pg.997-998.

Para entendermos qual a tradução que melhor traduz o texto precisamos trazer à tona o motivo de Deus ter ordenado o seu povo a não praticar as ações que o texto explicita. Os pagãos - aqueles que viviam sem Deus – tinha como parte da sua liturgia aos seus deuses a escarnificação dos seus corpos como forma de honrar os seus deuses e os mortos (BÍBLIA NOVA VIDA, 1990). Um exemplo dessa ação pode ser vista no confronto de Elias com os profetas de Baal. O texto descreve a atitude dos servos de Baal da seguinte forma: “E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue” (1 Reis, 18:28). O Senhor dá o mandamento justamente para prevenir o seu povo contra as práticas supersticiosas e idolatras dos pagãos. Logo, é nesse contexto que se deve interpretar Levíticos 19:28. Daí, as marcas no corpo dos pagãos eram uma forma de idolatria e não um capricho artístico. O Reverendo Manuel do Carmo Filho nos oferece uma análise plausível para o texto em questão, segundo ele :

“As palavras do texto do versículo 28 são: não façam (nathan) sareteth, incisão, corte, talho, na vossa carne pelos mortos, nem fareis (nathan) qa’aqa kethobeth, incisão, corte, marca feita a ferro em brasa sobre vós. O texto aqui se refere claramente a escarnificação, rasgar ou lacerar a carne, com o intuito de agradar aos deuses, ritual feito por inúmeras religiões pagãs"

Podemos concluir que a tradução da palavra “tatuagens” não seja das melhores para o texto, uma vez que parece transparecer mais o posicionamento dos tradutores acerca da questão do que o que o texto original revela. Portanto, Levíticos 19:28 é uma exortação contra o cerimonialismo pagão que não deve ser adotado pelo povo de Deus.


O uso de tatuagem não é universalmente feito com o objetivo de culto. Sabemos daqueles que firmam pactos com o seu deus através de marca no seu corpo, todavia não podemos generalizar o mesmo objetivo para todo aqueles que possuem uma tatuagem.


De que forma a tatuagem pode se tornar pecado?

Como já foi dito acima, o pecado é rebeldia contra vontade de Deus. Assim, qualquer que seja o meio, quando ele nos distância da vontade do Senhor estamos em pecado. Mas, como a tatuagem pode nos afastar da vontade do Senhor? Só se fizermos ela com a intenção de ofender, afrontar a Deus, de outra forma não vemos como ela poderia se tornar pecado.

R. N. Champlin, Ph. D.:

"TATUAGEM: Essa palavra portuguesa vem do taitiano tatau, a reduplicação da palavra ta, que significa "marca", "sinal"... Embora, provavelmente, não haja nenhuma alusão direta à técnica da tatuagem, nas páginas da Bíblia, essa tem sido considerada uma interpretação possível em cinco situações aludidas na Bíblia, a saber:...".

Fonte: "Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia - Volume 6"; ed. Hagnos; pg.324-325.

Observação:

Champlin descreve pelo menos cinco palavras no hebraico que podem denotar tatuagem. Porém, como ele mesmo disse: "Embora, provavelmente, não haja nenhuma alusão direta à técnica da tatuagem, nas páginas da Bíblia, essa tem sido considerada uma interpretação possível...".

Como c vê, Norman Geisler e R. N. Champlin afirmam que a tradução de Lv 19:28 como tatuagem é apenas uma possível tradução e não certamente a tradução mais correta.

Portanto, o uso da palavra "tatuagens" no texto é uma possibilidade, e não um absoluto. E, mesmo que fosse nesse caso "tatuagem" a palavra correta, vejo que a implicação ali se deve ao fato de fazê-la em "culto aos mortos".


Outrossim, mesmo que o texto do versículo falasse sobre a tatuagem artística, devemos lembrar que o capítulo tem 37 versículos e entre eles um monte de regras que 98% dos cristãos (católicos ou protestantes), pastores e padres, simplesmente não cumprem estas regras, ou você vai me dizer que todo mundo na sua igreja usa barba e cabelo comprido, não usa tecidos sintético misturado com algodão (ou qualquer outro tecido misturado), todo mundo odeia churrasco e a carninha mal passada, ninguém faz piadinhas do louco, cego, mudo, argentino, português, velho, vai me dizer que ninguém faz fofoca, todo mundo queima a carne com mais de 3 dias, aliás, neste caso teríamos que comprar e queimar no mercado mesmo e que ninguém lê previsões, enfim somos todos santos!

APROVEITANDO O EMBALO...

Piercing é uma palavra da língua inglesa e quer dizer perfuração, portanto piercing é buraco no tecido vivo onde se aloja a jóia, seja ela de metal, madeira, espinhos, etc, logo um inocente brinco que colocamos na nossa filha, muitas vezes logo ao nascer, nada mais é que uma jóia colocada num piercing.

Vão me crucificar por isso, mas lá vai a polêmica:

Já que a regra é interpretar a bíblia como quiser, eu costumo dizer que Deus foi o primeiro tatuador! Digo e provo:

O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um SINAL em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse. Gênesis 4:15

OBS.: Posso interpretar a palavra sinal como uma marca visível e indelével, logo uma TATUAGEM!

Seguindo a mesma regra insana de raciocínio eu digo que Jesus foi o primeiro praticante de suspensão voluntária e body modification!

Explico, mas não vou citar versículos (basta ler o evangelho ou os atos dos apóstolos):
  • Ele se deixou pregar na cruz, para nos salvar;
  • Usou uma coroa de espinhos que deixou marcas mesmo após a ressurreição;
  • Deixou que lhe pregassem cravos nas mãos (na realidade pulsos) e pés e se deixou perfura no lado com uma lança. Marcas essas que permitiu seus seguidores a reconhece-lo após sua ressurreição;

E para avacalhar geral eu afirmo que João no seu livro do APOCALIPSE (aquele que fala do 666 do gramunhão) afirma que Jesus vai voltar do céu Tatuado (tatuagem provavelmente feita por Deus, que aliá deverá estar ótima, já que ele deve ter 5000 anos de prática, desde a tattoo de Caim):

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. (Apocalipse, 19, 11-12)
OBS.: se estava escrito, ou ele adesivou, ou desenhou com canetinha, ou tatuou, eu pessoalmente fico com a última opção por ser mais plausível.


E CONTINUA:


E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:16

OBS. 2 – A Missão: E para completar o mesmo texto no versículo 16, afirma que ele tem uma frase escrita na coxa (além do manto), portanto, outra tatuagem.

RESUMINDO

Ainda que houvesse partes na bíblia condenando a tatuagem ou mesmo o piercing (isso é por conta da interpretação de quem lê), na mesma bíblia existem várias partes fazendo propaganda do piercing, body modification, suspensão e tatuagem (também graças a interpretação de quem lê).

Gente, tatuagem é na pele, carne, e não a alma! Deus nos julga pela intenção e não pela aparência, se fosse o contrário, Jesus não teria andado entre os pobres, leprosos, aleijados, cegos, cobradores de impostos, prostitutas (prostitutas naquela época eram tatuadas no rosto e na mão) e pecadores de toda ordem.

O pecado está na intenção do que você faz! Nós, reles humanos, não temos poder para julgar ninguém. Disse Jesus, “Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra”. (João 8:7)

Por fim, não nos esqueçamos, quando morrermos, ricos ou pobres, tatuados ou peles lisas, todos iremos para o túmulo e lá nosso pele, seja ela como for vai virar apenas poeira. Se você é cristão de verdade, saberá que a única coisa que restará será sua alma, e ainda não inventaram nenhuma máquina que tatue a alma, porém, fiquei sabendo que inveja e preconceito deixam marcas enormes nela...

_________

Espero ter tirado as dúvidas de alguém e peço desculpas se ofendi quem quer que seja com minhas “interpretações livres” da bíblia em favor do piercing e da tatuagem, já que queria mostrar que tudo é questão de interpretação.

Marcos. Pele & Arte Tattoo Company

2 comentários:

  1. Sou tatuador e também sou(quero dizer, tento ser)Cristão! Eu pus entre parenteses, porque hoje, é muito, mas muito dificil ser Cristão!!
    Não sou(mas deveria ser),um leitor assíduo da PALAVRA DE DEUS, mas devo dizer, que nós não vivemos hoje no velho testamento, e sim no novo,ainda que podemos observar no velho testamento, muitos ensinamentos grandiosos.Não digo com isso que só alguns livros ou versiculos, devem ser mais importantes que os demais, mas, quando JESUS,veio ao mundo, ELE, JESUS, aboliu todos os mandamentos antigos, e só nos pediu duas coisas; "AMARÁS O TEU DEUS ACIMA DE TUDO, E AMARÁS TEU PRÓXIMO, COMO EU VOS AMO!"
    No velho testamento,DEUS, era o SENHOR das guerras(vide todas as batalhas, em que ELE mandava seus servos, como Davi,Abraão, entre outros a lutarem pelo povo de Israel)Imaginem, se com toda essa criminalidade em que vivemos hoje, vivessemos no Velho Testamento, onde a LEI DE DEUS era" QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO!!!" ou OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE" Já imaginaram???? Então, devemos fazer e viver o Novo Testamento!!
    Eu, GRAÇAS A DEUS, tenho um pouco de discernimento sobre o que a PALAVRA DE DEUS, nos ensina(e esse discernimento vem do ESPIRITO), dai, eu tenho certas coisas em que eu, como tatuador, evito fazer, para que não recaia nem sobre mim, e nem sobre meus irmãos em CRISTO, que são vcs, certos tipos de desenhos, tais como demonios,imagens(seja ela do que for, e de quem for)!!! na BÍBLIA diz" TUDO POSSO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM", DEUS nos deu, o livre árbitrio para escolhermos entre o bem e o mal! Se vcs pararem para analisar, existem hoje em dia, vários desenhos, procedimentos na nossa arte, em que pessoas cultuam escancaradamente o demônio, e isso sim, é condenável!!
    No LIVRO de APOCALIPSE(não me recordo aonde, mas podem procurar), está escrito que quando JESUS, voltar a terra, iremos identifica-lo, pelas vestes, e por uma "escrita" na perna esquerda, "REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES".O que isso quer dizer a vcs?? Lógico que se refere a uma tatuagem, vcs não acham?Obviamente não será por métodos conhecidos por nós.
    Bom, eu tenho muitas outras coisas a relatar, mas prefiro ficar por aqui, e deixar um pedido a vcs. Se acheguem mais para perto de DEUS E DE JESUS, porque ELES sim, devem ser adorados e idolatrados.ELES realmente são nossos AMIGOS, e não nossos algozes.Abramos nossos olhos ESPIRITUAIS!!! Algumas pessoas me perguntam se sou Crente, e eu respondo que sim, e que até satanás é crente!Tanto crê, que treme ao ouvir o nome de JESUS!! Outra coisa, vcs leram em algum trecho acima, eu me referir a alguma igreja? Não, pois igreja e religião, foram coisas inventadas pelo homem, e a verdadeira igreja de CRISTO, somos nós, assim diz a PALAVRA DE DEUS; "EU NÃO HABITO EM TEMPLOS ERGUIDOS PELAS MÃOS DOS HOMENS,....!"
    Não quero dizer com isso, para que vcs não irem nessa ou naquela igreja, pois é através do pastor, que entendemos a PALAVRA DE DEUS, que nos ensina os ensinamentos da PALAVRA.JESUS tinha seus ÁPOSTOLOS, E OS ENSINOU E TAMBEM PEDIU PARA QUE ELES FOSSEM ENSINAR O EVANGELHO A TODOS OS POVOS.
    Um abraço a todos, e fiquem com DEUS, e que JESUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro LFP Ribeiro, foi exatamente o que quizemos dizer nesta matéria: Jesus veio para pregar o amor a Deus e ao Próximo e levou isso até as últimas consequencias...
      A citação que vc falou do Apocalipse está nesta nossa postagem: Ap, 19:16.

      Ninguém na terra pode ser juiz da alma de ninguém, somente Deus sabe o que vai nos nossos corações! Está escrito: "não julgueis para não serdes julgado".

      Não podemos nos esquecer também que alguns dos piores elementos da nossa sociedade, causadores de fome, guerras, corrupção, andam de terno e gravata, cheios de acessores e têm a pele lisinha...

      Que me adianta ter a pele "limpa" e o coração imundo?

      Abraço e obrigado pelo seu comentário.

      Excluir