sexta-feira, 1 de março de 2013

Bepantol X Tatuagem - uma mistura que não dá liga!



Diga não ao Bepantol para uso em sua tatuagem.

O que está na Bula do Bepantol:

Bepantol – Indicações

Cicatrização e epitelização em caso de ferimentos leves, tais como queimaduras e escoriações de pouca gravidade, úlceras crônicas, úlceras de decúbito e fissuras anais.  
Tratamento das inflamações da boca e da faringe.  
Tratamento pós-operatório de feridas cirúrgicas, enxertos cutâneos e erosões cervicais.
Tratamento das estomatites (eventualmente em associação com antiinfecciosos). Prevenção e tratamento de rágadas dos mamilos, bem como de assaduras das nádegas do lactente e do eritema solar. Adjuvante no tratamento local das feridas. Adjuvante, como aerosol, no tratamento das vias respiratórias superiores (faringite, laringite, traqueíte, bronquites agudas e crônicas). 
  
O texto acima foi extraído da bula do próprio medicamento, e também está disponível em diversos sites da internet como o que disponibilizamos acima. Não podemos negar que o Bepantol é um ótimo medicamento para assaduras e demais situações para o que foi criado e indicado.

Quando começamos a tatuar também indicávamos Bepantol como cicatrizante, assim como a maioria dos profissionais de tatuagem faziam (alguns ainda o fazem). Fizemos isso até que tivemos a oportunidade de fazermos um curso de biossegurança voltado para tatuagem e piercing e descobrimos o quanto estávamos errados.

Já havíamos notado problemas em tatuagens tratadas com a pomada Bepantol e mesmo  os seus genéricos (Bepantriz, por exemplo). Essa pomada, na sua formulação reage com as tintas da tatuagem.

Houve um incidente com uma cliente que erroneamente fez uso prolongado da pomada Bepantol, e, além de não cicatrizar em definitivo, a pomada auxiliou na expulsão da tinta do corpo, já que a tinta nada mais é que um corpo estranho no organismo. Eu mesmo fiz um teste: feri com uma agulha sem tinta uns riscos pretos (preto tribal) que fiz em minha própria pele anos atrás e passei a pomada Bepantol por quase um mês... Resultado: os riscos S-U-M-I-R-A-M!

Ademais, verificamos que a cicatrização em algumas colorações tratadas com Bepantol apresentavam alguns problemas, como por exemplo:

ü  Irritação maior na pele,
ü  maior tempo de cicatrização
ü  reação alérgica suave e até mesmo grave.

Nos casos mais graves verificamos que houve um inchaço maior na pele com secreções e, como dito antes, até a falha da tatuagem por completo.
Tais casos foram relatados por diversos clientes e quase todos eram clientes que já possuíam tatuagens e seguiram os cuidados por nós indicados.

O Bepantol, na verdaden é um excelente cicatrizante (seu princípio ativo, o Dexpatenol, entra na formulação de muitas das pomadas específicas para tatuagem), mas para a tatuagem, o BEPANTOL, com uma frequência maior do que seria aceitável, pode causar alergias pelo choque químico entre a TINTA X POMADA, onde causaria a alergia.

Em alguns fóruns e sites especializados, foram relatados que as cores que mais dão problemas com BEPANTOL são o VERMELHO (todos), MAGENTA, PRETO TRIBAL, ROXO, e nós acrescentamos o AMARELO, ROSA, VERDE DRAGÃO, entre outros, independente da marca das tintas.

Quando indicávamos o BEPANTOL haviam muitos casos os clientes que voltaram e tínhamos que fazer o retoque. Após isso passamos indicar que usassem um creme hidratante sem perfume e neutro, ou até mesmo a vaselina sólida àqueles que não eram alérgicos à ela, e, via de regra, a cicatrização sempre foi normal e não obteve casca e nem uma falha no local.

Hoje, o mercado dispõe de cremes e pomadas especialmente criadas e testadas para tatuagem e piercing. O Pele & Arte disponibiliza os cicatrizantes da linha Amazon “Vitamina AD”, por não ser oleoso e promover uma cicatrização rápida e sem formação de cascas, porém, existe no mercado uma vasta gama de produtos de outras empresas que são utilizados por profissionais sérios.

Ao nosso ver, o profissional sério deve indicar os produtos especiais para tatuagem ou piercing e nada mais, já que são produtos especialmente criados para trabalhar com pele tatuada ou perfurada, e quanto foram produzidos consideraram os diversos tipos de tinta disponível no mercado brasileiro.

O cliente deve desconfiar do profissionalismo do tatuador que indica medicamentos para assadura (BEPANTOL, NEBACETIM, HIPOGLÓS, etc), ou ao menos questionar o quanto ele está atualizado sobre os procedimentos que executa.


Atualização de 25 de abril de 2019:

Na época da postagem utilizavamos e indicávamos produtosda amazon! Hoje, prefiro indicar apenas vaselina que é a recomendação da tinta que utilizo (Everlest - do Paulo Fernando).
Usando pomadas específicas para tattoo, alguns clientes, apesar de não apresentarem os efeitos sérios do bepantenol, tiveram episódios de coceiras ou cascas muito grossas na fase de cicatrização. Com a vaselina eliminou-se este efeito e para quem tem problemas com a vaselina eu indico (no meu caso eu mesma uso em mim) óleo de coco extra virgem (aquele que não passou por processos de desodorização), o óleo de uso culinário mesmo. No caso das peles muito sensíveis o óleo de coco tem sido excepcional. 
,
no meu caso uso esta marca pela facilidade de aquisição


PELE & ARTE TATTOO COMPANY

Rosana – Tattoo e desenhos

Marcos – Piercing e desenhos

30 comentários:

  1. Tenho varias tatuagens e em todas usei a bepantol e nunca tive nenhum dos problemas, continuo a usar porq acho que o resultado com ela é muito bom! Acredito mesmo que aconteça esses problemas com marcas de tinta, mas nao relacionado a pomada... ou ate mesmo pessoas alergicas a algo que tenha na pomada, apenas isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também usei a bepantol nas minhas 5 primeiras tatuagens e nunca deu problema...
      Eis que a sorte acabou na sexta.... Ela é magenta e preta e só na parte colorida é que deu reação. ...
      Estou esperando sarar ainda pra ver o que vai sobrar e como consertar

      Excluir
  2. Eu tenho diversas tatuagens, feitas com varios tatuadores. No inicio tratava com bepantol, da forma que me era indicado, mas sempre tive problemas com falhas, formação de casca muito grossa, irritação na pele e coceira
    Acho que foi na minha quinta ou sexta tatuagem que o tatuador me disse para não passar pomada, só limpar com agua e sabão 5x por dia e trocar o plastico filme. Estou na decima quinta tatuagem e nunca mais tive esse tipo de problema.
    Ja vi pessoas que reagem muito bem à pomada, acredito que a forma de tratar deve agir de forma diferente em cada individuo, mas pra mim o bepantol é bem ruim
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim tb é horrível a bepantol me deu tabtt alergia que inchou o braco todo.

      Excluir
  3. Nao gosto da bepantol.. Indico nebacetin.. Esse creminho ai amazon.. Seca mais a pele doqe nao sei oqe.. Horrivel... Melhor nao passar nada entao kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom tomar cuidado com o Nebacetin, pois é antibiótico. Todo antibiótico utilizado de maneira incorreta acaba gerando resistência bacteriana, principalmente nos casos em que não há necessidade do seu uso. Acredito que o Bepantol é bem tolerado pela maioria das pessoas. Em caso de alergia, o bom mesmo é usar algum hidratante neutro.

      Excluir
    2. o melhor jeito de cuidar da cicatrização da tattoo e soro fisiológico fica perfeita se for feita com um bom profissional eu uso bepantol e nunca tive esse tipo de problema mais em um workshop me indicaram o soro que hidrata a pele e não interferem na composição da tinta vale a pena conferir, vlw

      Excluir
  4. Um " tatuador " que indica bepantol esta infringindo a lei , 1º ele num e medico para receitar a tal , 2ºpomadas para tatuagens ( amazona , nativus e outras registradas na anvisa ) oferecem uma cicatrização de melhor capacidade por que são feitas para isso , 3º são produtos registrados na anvisa .
    E uma questão de ser inteligente , trabalho só com produtos registrados na anvisa e ai sim dou garantia os clientes , eles vem de outros estúdio buscar a pomada por que sera ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma coisa que queremos frisar é que não estamos fazendo propagada do produto da amazon, só dizemos que preferimos ele aos outros disponíveis no mercado, inclusive outros vendidos pela propria amazon. Temos amigos tatuadores que indicam produtos de outras empresas com ótimos resultados! o Vitamina AD é o que nós mais confiamos, apenas isso!
      Mas infelizmente, apesar do bepantol ser um ótimo produto para cicatrização em geral, não cremos se seja adequado para tatuagem específicamente, dado a toda experiência com o produto, tanto como tatuados como tatuadores!
      e como o colega lembrou, nós tatuadores só podemos INDICAR os produtos exclusivamente produzidos para o uso em tatuagem! Quem receita remédio é médico.
      A primeira pessoa que nos falou que o BEPANTOL não é indicado para tattoo, num curso de bio segurança do SETAP, foi o Piercer Snoopy apoiada por uma dermatologista (no momento não me recordo o nome), será que eles não têm experiência e conhecimento suficientes para falar sobre o tema? Aliás, ele chegou a conversar com o advogado da Bayer na época sobre problemas com o uso da pomada e o mesmo afirmou que o produto vendido no Brasil (diferente do vendido na europa) possui formula ligeiramente diferente e não era indicado (na sua bula) para aplicação nas tatuagens aqui no nosso país.

      Excluir
    2. Ninguém quer esse mercado critico das tatuagens. Por isso que nenhum laboratório serio assume uma pomada pra isso. Há de se encontrar no mercado específico somente produtos de quinta categoria.

      Excluir
    3. tatuagem é ferimento e deve ser verificado o melhor creme antes com uma dermatologista

      Excluir
  5. se for uma pessoa inteligente veras que bepantol e registrada para uma coisa que num tem nada aver com tatuagem , ou vc sabe mas que anvisa , ignorância da parte daqueles que se dis ser profissional e mandar passar bepantol , manda tomar um remédio de dor de barriga ou de dor de cabeça ...

    ResponderExcluir
  6. Eu tive sérios problemas com Bepantol. Fiz uma serpente que cobre quase minha canela inteira e passei essa pomada.
    No primeiro dia foi de boa... no segundo, não conseguia nem andar.
    Tive inflamação, precisei tomar injeções, foi um inferno! Agora quando faço tatuagens uso hidratante neutro (sem cheiro e sem álcool). A cicatrização é perfeita e rápida. =)

    ResponderExcluir
  7. Boa... Anos depois eu descubro o pq minha tattoo deu problema e saiu parte da tinta. As cores foram exatamente as citadas, pois tenho um dragão. Bela reportagem. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Fiz minha primeira tatuagem em 2012 e o profissional que a executou teve o cuidado de me indicar a pomada Bepantol Derma, uma nova formulação que tem efeito comprovado para cicatrização de tatuagens, como a bula e a embalagem deixam bem claro. Sou sincero em dizer que passei apenas no dia em que foi feita e no dia seguinte pela manhã. Após 24 horas da execução da tatuagem, não passei mais nada e nem cobri com o plástico filme, fato esse em que fui recriminado por inúmeras pessoas. O resultado ? Cicatrização total e perfeita no 4º dia, cores firmes e aparência de recém executada até hoje ... Cada caso é um caso, mas no meu foi tranquilo.

    ResponderExcluir
  9. Alguns meses atras tive problema com a Bepantol. Qual seria a pomada certa para eu usar encontrada nas farmacias?

    ResponderExcluir
  10. Sempre usei bepantol, nunca tive problemas. Como em time que está ganhando não se deve trocar, continuo com ela..

    ResponderExcluir
  11. Tenho 12 tatuagens e sempre usei Bepantol para ajudar na cicatrização. Nunca tive problemas com perda de cor ou alergia. Aliás, a coceira faz parte da cicatrização.

    Até na última tatuagem, por motivos de trabalho, quase não usei o produto para cicatrizar... E tive o mesmo resultado das outras vezes. A coceira é a mesma. A cor fica a mesma. Só demora um pouco mais pra cicatrizar, o que é óbvio.

    Existem pessoas que possuem alergia AO PRODUTO ou possivelmente à tinta, mas acredito que isso sejam casos isolados, que não devem ser tomados de forma alguma como regra.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho 9 tattoos em todas usei a pomada da amazon tattoo e nunca tive problemas muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  13. concordo muito com o anubis ai de cima tenho tatoo e so usei bepantol resultado otimo todos que conheço que tem tatoo usaram bepantol e o resultado foi otimo so deve dar problema em tinta vagabunda dai nao tem pomada nem creme que vai adiantar a tinta some mesmo kkk

    ResponderExcluir
  14. fiz só um nome no braço, tive todo cuidado ta quase pra fazer 2 meses ela tá azulada aparecendo ter uma pele não sei se devo passar alguma pomada ou voltar lá studio de tatoo,preciso de uma opinião quero ela perfeita

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, tenho 7 tatuagens e sempre usei bepantol, porém não de forma excessiva como é claramente recomendado. Utilizava de uma forma que para mim sempre foi eficaz, visando otimizar a qualidade da cicatrização da pele. Vou compartilhar a forma que utilizei o medicamento.:

    - no primeiro dia, após a tatuagem, tomava uma banho e deixava a agua fria cair na pele pois li que a agua quente prejudica e faz arder mais, isso sem sabonete ou passar a mão na tattoo, apenas deixava a agua cair e limpar a mistura de sangue com a de tinta expelida. após isso, passava uma camada bem fina sobre o desenho e cobria com o filme plástico.

    - no segundo dia repetia o mesmo procedimento

    - no terceiro dia deixava a pele respirar sem bepantol sem nada... e já percebia o desenho nítido sem dilacerações ou estufamento

    - quarto dia em diante, parei a utilização do bepanol e caso fosse preciso usava o filme plástico apenas para proteger a tatuagem e evitar o atrito dela com as roupas... e deixei a natureza seguir seu ritmo... os resultados são que todas as minhas tatuagens, tribais pretas e um dração nas costas são lindas e sem falhas...

    Deixo claro que em todo o processo da cicatrização não comi carne de porco, qualquer tipo de gordura em geral e por hábito me alimento bem muito bem, apenas grãos integrais, carne magra e saladas. Acredito que auxilie muito na cicatrização.

    Se tiverem sugestões ou dicas fico muito grato em compartilharem também.

    Um ponto curioso, a minha última tatuagem, um tribal no ombro, eu fiz ingerindo bebida alcoolica ao longo da tatuagem e apesar de estimular o sangramento, achei muito melhor e menos doloroso. A partir de hoje, se possível e o tatuador não se encomodar ou recriminar como muitos, tatuagens só com a boa e velha garrafa de Jack Daniels do lado! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  16. retoquei 3 vezes uma tatuagem na mão (primeira) e tive problemas de cicatrização , a casca era mt grossa e descascava umas 3 vezes cada retoque , o meu tatuador usou tinta tribal preta e eu usei bepantol ... quero fazer uma tatuagem grande na batata da perna porem to com medo de não ficar boa (como a da mão que pelos 3 retoques esta toda torta) vou em outro tatuador mas queria saber se uso dinovo o bepantol (que não sei se a culpa e dele ) ou se troco de pomada

    ResponderExcluir
  17. Fiz uma tatuagem bem detalhada na perna e uma parte dela inflamou e criou uma crosta, fazendo com que a arte desbotasse e ficou uma cicatriz. Nao sei se foi devido ao uso do Bepantol. Depois de ler varios artigos conheci a NDERM tattoo da Vitaesaude. vou usar nas proximas tatuagens, mas queria opniao de quem ja usou.

    ResponderExcluir
  18. É minha segunda tatoo. Na primeira usei nebacetin 1x ao dia. Mas isso foi há uns 15 anos atrás. Vicatrizou bem, mas como tem antibiótico acho que está mais indicada para tatoos infectadas. Desta vez estou usando o creme da Electric Ink que é muito bom, mas tem que usar com filme, pq como todo creme ela seca rápido. E pra não gerar uma cultura de bactérias por baixo do filme, limpo a pele 5x ao dia com spray de clorexedina antes de passar o creme. Resultado perfeito.

    ResponderExcluir
  19. Bom não sou médico pra indicar pomadas sempre peço para que tenham máximo de cuidados, mas eu falo da pomada que eu mesmo uso em mim quando tatuado q é a neomicina. Como falei não indico e já a anos q sempre passo pros meus clientes evitar a bepantol por ja ia acontecer dela ter essa reação de clarear a tinta independente das cores mas isso não acontecia a anos atras pois as minhas primeiras tattoos usei ela mas isso a mais de 15 anos de uns 5 anos pra cá ele mudaram a composição para que as manchas de assaduras bebês não ficassem tão a vista Entao o quer acontece é isso um reagente da nova fórmula que combate a pigmentação
    Mas vamos fazer a arte valer
    Respeitando cada profissional de sua forma de ver e agir

    ResponderExcluir
  20. Sou a prova dessa reação! Estou fazendo uma nova tattoo e passei o bepantol por ele ser bom hidratante, e mesmo que pequenas surgiram bolhas de água nas linhas... Boa informação, vou cortar o uso pra ver o resultado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Fiz minha primeira tatto no domingo (hoje é terça), portanto ainda faz pouquíssimo tempo. Mas ontem passei a pomada Bepantriz e percebi uma quantidade de tinta saindo. Ok, disseram que era normal. Mas daí começou a formar uma casca na tatuagem. Lavei a área com sabonete e melhorou 110%. Até aí não imaginei que fosse a pomada que tivesse causado aquilo, então a noite passei novamente. Dito e feito, minha perna começou a ficar bem vermelha em volta da tatuagem, úmida e estranha. Irradiava calor do local. Daí pensei "pronto né, fudeu". Lavei o local novamente com água e sabão e enxuguei de leve com uma toalha. Dito e feito, o vermelhidão passou quase completamente e a tattoo está com uma aparência mais bonita e não mais está quente. Agora só vou passar um hidratante quando começar a perceber que está secando.

    ResponderExcluir
  22. Fiz minha primeira tatoo anteontem no primeiro dia coloquei gelo num saquinho tres vezes no dia. Ontem não passei nada. O tatooador falou pra eu só lavar com água e sabão. Não estou usando nenhuma pomada.estou fazendo certo?

    ResponderExcluir
  23. pesquisei agora sobre essa pomada e caí aqui, estou realmente assustado com o que li pois já faz 7 dias q estou usando.. não senti auterações ainda mas fiquei tenso.. por via das duvidas vou procurar outro tipo de pomada hidratante....

    comoganhabitcoin.com
    att

    ResponderExcluir